quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cavalhadas: uma "tradição" secular de maus-tratos aos animais


A cavalhada, celebração de origem portuguesa que recria os torneios medievais e as batalhas entre cristãos e mouros, é marcada constantemente nas cidades onde é realizada pelos maus-tratos ocasionados aos animais, como o uso de esporas com rosetas pontiagudas pelos cavaleiros, utilização de montaria desproporcional ao peso carregado, uso de guizo no lombo dos animais e utilização de chicotes. 

Os promotores destas atrocidades (leia-se políticos, peões, público, empresas patrocinadoras, etc) justificam a realização do "espetáculo" baseando-se na tradição do evento, que ocorre no Brasil desde o século XVI.

Ora, se assim fosse, em nome das tais "tradições" nunca teríamos uma mulher no mais alto cargo político de nosso país, pois, tradicionalmente, as mulheres nunca tiveram direito ao voto,  muito menos ainda o direito de pleitearem um cargo eletivo público.

As "tradições" fizeram gerações de negros serem escravizados, torturados e mortos mundo afora, durante séculos. Estas mesmas tradições foram as responsáveis pelo extermínio dos índios, pela tomada de suas terras, pela tentativa de assassinato de sua cultura.

Perguntem às mulheres afegãs como é serem mutiladas, feridas, espancadas e mortas, apenas porque ousaram  ser diferentes das cruéis, sexistas e injustificadas tradições impostas por seus maridos, pais e filhos.

Sob a bandeira da tradição, o mundo continua assassinando cruelmente milhões de animais, seja para abastecer o "tradicional" churrasco de domingo, a "tradicional" ceia natalina, o "tradicional" peru de Ação de Graças...isso sem falar na "tradicional" morte de baleias e golfinhos, dos "tradicionais" casacos de vison, os "tradicionais" mocassins de couro e tantos outros tradicionalismos bárbaros e injustificáveis.

Temos o direito de dizer não às cruéis tradições! Temos o direito de proteger a vida! Não aos rodeios, cavalhadas, touradas, vaquejadas, circos e qualquer tipo de "tradição" que envolva o uso de animais!

Para quem ainda acha que as "cavalhadas" são uma tradição a ser preservada, vejam o vídeo produzido pela OPLA (Organização Pela Libertação Animal de Atibaia), sobre os maus-tratos aos animais nesta "comemoração"




ASSINE A PETIÇÃO E DIVULGUE (mesmo quem não for de Guarulhos pode assinar):

CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário